Blog como técnica de interação dentro do Processo Ensino- Aprendizagem de Vygotsky


Em dias atuais o professor é o mediador em sala de aula e utilizando as ferramentas digitais este pensamento é o mesmo, é o professor que rege a condução da turma, sua motivação, engajamento, ao apresentar um conteúdo relevante aos alunos, discussões são feitas e geram novas aquisições de conhecimento, trocas de experiências e reformulações nas aprendizagens já outrora produzidas.

blog é uma ferramenta muito interessante, pois reúne a possibilidade de termos o autor  e o leitor interagindo de forma quase que imediata, sem contar que dentro do blog é possível reunir fontes diferentes de comunicação - audiovisual, visual e auditiva - processos que são inerentes a aprendizagem do ser humano. Pensando sobre esta ferramenta apresentamos a sua versatilidade e o pensamento de Vygotsky.

Vygotsky em sua teoria diz que " a possibilidade desempenho de uma pessoa pela interferência de outra é fundamental" (OLIVEIRA, 1993,p.59)

A interação social é primordial para a aprendizagem segundo Vygotsky, é pela interação com os demais que as funções psicológicas se constroem, a comunicação traçada com os mais diferentes  níveis de atividade humana são importantes para este desenvolvimento.

Para Vygotsky, a percepção, a atenção e a memória são fatores importantes que geram o desenvolvimento do ser humano.

Desta maneira o homem para ser constituído enquanto pessoa precisa além do desenvolvimento da percepção, da atenção e da memória, estar inserido dentro de um ambiente social pois este lhe apresentará os signos e instrumentos que possibilitarão o desenvolvimento humano.

Segundo Oliveira (1993,p. 78) " o desenvolvimento da espécie humana e do indivíduo está, pois, baseado no aprendizado que, para Vygotsky, sempre envolve a interferência, direta ou indireta, de outros indivíduos e a reconstrução pessoal da experiência e dos significados."

Hoje as tecnologias digitais são ferramentas essenciais que vindo ao encontro do que a teoria de Vygotsky nos apresenta são processos interessantes de construção de aprendizagem pois pela interação dos demais colegas e professores ocorre a troca de informações e a assim uma nova reorganização do conhecimento.

Com conteúdos interessantes, os blogs são divertidos, leves, dinâmicos, interativos, trabalhar com tecnologias da informação são uma excelente maneira de intensificar a aprendizagem implicando na melhoria dos resultados. (COSTA; SOUZA, 2017, p.232)

REFERÊNCIAS:

COSTA, M. E SOUZA, M. Uso das TICs no Processo de Ensino-Aprendizagem na Escola        Alternativa Lago dos Cisnes. Revista Valore,Volta Redonda, 2 (2): 220-235, Ago./Dez. 2017.

OLIVEIRA, M. K. Desenvolvimento e Aprendizado na concepção de Vygotsky. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico.    São Paulo: Ed. Scipione, 1993, (p.    55 a 79).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A TEORIA VYGOTSKY E A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC´s) NA EDUCAÇÃO

Conhecendo Vygotsky