A TEORIA VYGOTSKY E A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC´s) NA EDUCAÇÃO


O uso das TIC´s na educação é observado na teoria de Vygotsky. O interesse pelo tema é para demonstrar como o ocorre o desenvolvimento do indivíduo e como as tecnologias podem contribuir com a sua aplicação nos contextos atuais. Assim sendo, a teoria sócio-histórico-cultural Vygotskyana reflete a ideia de que o desenvolvimento do indivíduo está diretamente ligado às interações entre o homem e a sociedade, cultura e sua história de vida, fator que inclui as situações de aprendizagem, as oportunidades e as várias influências externas ao indivíduo.
Portanto, em um momento em que a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas há a necessidade de buscarmos técnicas mais elaboradas no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem. Ou seja, devemos refletir acerca do papel do professor como propulsor em um mundo moderno onde as tecnologias funcionam como fator que impulsiona o desenvolvimento dos alunos. 
As novas tecnologias proporcionam um conhecimento cada vez mais amplo, e por isso devemos utilizá-las como instrumento auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido Richit (2004, p. 7-8): 
Nesta perspectiva, a interferência da escola faz-se necessária no sentido de oferecer ao aluno oportunidades significativas de construção de conhecimentos e valores que estão atrelados à atual conjuntura social e, principalmente, promovendo a utilização das tecnologias informáticas como instrumentos auxiliares à prática pedagógica com o objetivo de promover interação, cooperação, comunicação e motivação a fim de diversificar e potencializar as relações inter e intrapessoais mediante situações mediatizadas, que venham a dar um novo significado ao processo de aprendizagem. Isto é, as relações entre sujeitos e, entre sujeitos e tecnologias colabora para a estruturação do conhecimento do grupo que a utiliza, bem como para o desenvolvimento desses sujeitos, o que caracteriza o coletivo seres humanos com mídias, proposto por Lévy (1993, 1999).
Através da teoria Vygotskyana e da utilização das novas tecnologias no ensino aprendizagem podemos fazer uma reflexão sobre as possibilidades da utilização destas tecnologias em um ambiente escolar observada a teoria sócio histórico cultural de Vygotsky. Vygotsky, através de sua teoria, defendia a ideia da forte influência do meio sobre o desenvolvimento do indivíduo através da mediação de instrumentos e signos que internalizam as atividades e comportamentos sócio históricos e culturais; o desenvolvimento acontece por meio de interações sociais, assim sendo, quando ocorrer a mudança de um ambiente para outro ocorrerá o interesse por parte do indivíduo e, por conseguinte, o seu aprendizado.

REFERÊNCIAS:

RICHIT, A. Implicações da teoria de Vygotsky aos processos de aprendizagem e desenvolvimento em ambientes mediados pelo computador. Acesso em 27 de novembro de 2019.
VIGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1987.

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